quarta-feira, 20 de junho de 2007
Bombeiros de Capinzal-SC recebem nova viatura
Com apenas oito anos de funcionamento, o Corpo de Bombeiros de Capinzal e Ouro já pode ser considerado um dos mais bem equipados de toda a região. Na sexta-feira pela manhã, a unidade recebeu oficialmente mais um caminhão de combate a incêndio e resgate, totalmente equipado para essas atividades.
A solenidade de entrega aconteceu em ato público realizado defronte a Prefeitura Municipal de Capinzal com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina Coronel Adilson Alcides de Oliveira. Prestigiaram a entrega o Prefeito licenciado de Capinzal Nilvo Dorini, o prefeito em exercício Leonir Boaretto, os prefeitos de Ouro e Zortea, José Camilo Pastore e Remilton Andrioni, respectivamente, o Presidente da Federação Catarinense de Bombeiros Comunitários Rudi José Nodari, vereadores, autoridades constituídas, representantes de entidades, estudantes e populares.
O ato foi iniciado com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguindo-se de uma homenagem aos bombeiros pela poetisa Ziza Pimenta que interpretou a poesia “Bombeiro Amigo”.
Pela passagem dos 80 anos dos bombeiros em Santa Catarina, dois integrantes da guarnição de Capinzal, o Sargento Edilvan Seleri e o Cabo Leonir receberam uma medalha pelos serviços prestados.
Pela passagem dos 80 anos dos bombeiros em Santa Catarina, dois integrantes da guarnição de Capinzal, o Sargento Edilvan Seleri e o Cabo Leonir receberam uma medalha pelos serviços prestados.
Logo em seguida, a guarnição fez uma breve demonstração da nova viatura, demonstrando todos os equipamentos que podem ser utilizados no combate a incêndios e resgates. Uma das novidades é uma torre de iluminação, acoplada no alto do caminhão que é acionada e iluminada automaticamente em atendimentos noturnos. Os investimentos para adaptar o veiculo giraram em torno de R$ 160.000,00, recursos advindos do Governo do Estado e do Funrebom.
O prefeito em exercício de Capinzal Leonir Boaretto lembrou das tratativas, iniciadas na cidade de Videira, para se conseguir a nova viatura e de sua utilidade para o atendimento as comunidades de Capinzal, Ouro e Zortéa. O prefeito de Ouro José Camilo Pastore lembrou dos excelentes serviços já prestados pela guarnição e da segurança que isso representa para nossas cidades. Tanto Boareto quanto Pastore cobraram do comandante o envio de novos soldados militares, uma das deficiências do Corpo de Bombeiros de Capinzal e Ouro.
O Coronel Adilson Alcides de Oliveira lembrou um pouco da história dos 80 anos de atividades, da independência dos bombeiros em relação a outros órgãos de segurança, conquista essa que deverá resultar numa melhor estruturação da corporação como um todo. Para o Coronel, a exemplo do que acontece em Capinzal e Ouro, a população tem também o dever de participar na manutenção e no reequipamento das unidades, além do serviço de bombeiro comunitário.
Após a solenidade, questionado sobre a possibilidade da implantação de um grupamento no município de Piratuba, o Coronel Adilson foi taxativa, afirmando que isso só irá acontecer depois da inclusão de novos soldados a instituição, dando a entender que a falta de efetivos é um dos grandes problemas dos bombeiros em santa Catarina.
Nove bombeiros morrem combatendo incêndio nos EUA
Publicada em 19/06/2007 às 14h42m O Globo Online
RIO - Nove bombeiros chamados para combater incêndio em uma loja de móveis em Charleston, no estado americano da Carolina do Sul, morreram nesta terça-feira durante a operação, informou a rede CNN. Testemunhas disseram que, quando os bombeiros estavam no interior da Sofa Super Store, o telhado do estabelecimento ruiu, caindo sobre dezenas de integrantes do Corpo de Bombeiros.
As chamas começaram no depósito de estofados, segundo as primeiras investigações. - Nove bravos, heróicos e corajosos bombeiros da cidade de Charleston faleceram lutando contra o fogo de uma maneira corajosa e destemida, desempenhando suas obrigações - afirmou o prefeito de Charleston, Joseph P. Riley.
Riley afirmou que os corpos dos bombeiros devem ser identificados formalmente hoje e que um inquérito foi aberto para apurar os motivos do incêndio, mas, inicialmente, foi descartado que a origem tenha sido criminosa.
Este foi o incidente com maior número de bombeiros americanos mortos desde as operações em resposta aos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001. No resgate às vítimas no World Trade Center morreram 343 bombeiros.
sábado, 2 de junho de 2007
Como organizar-se para prevenir acidentes de inverno
O inverno não chega sozinho. Com ele vem o frio e o tempo de chuva. Em cada lar é preciso estar atento a algumas situações de risco, que podem propiciar a ocorrência de acidentes. Se estes riscos devem ser tidos em conta em qualquer lar, é sobretudo onde vivem idosos que todo o cuidado é pouco.
As dificuldades em se movimentar e de fugir de uma situação de perigo, assim como a facilidade de esquecimento, podem proporcionar cenários de insegurança.
Intoxicações
As intoxicações devido à inalação de monóxido de carbono são, infelizmente, uma situação comum.
Os aparelhos de combustão mal instalados, como as caldeiras de gás, esquentadores, fogões, radiadores a gás, salamandras, entre outros, libertam dióxido de carbono, um gás incolor, inodoro e, se inalado em excesso, mortal.
A vítima não se dá conta de sua presença, acabando por perder os sentidos. Se não for socorrida a tempo, este acidente será fatal.
Para evitar esta situação, deve-se:
• Certificar-se que a instalação, manutenção e reparação dos aparelhos de combustão são feitas por profissionais e de acordo com as instruções do fabricante.
• Desligar ou apagar qualquer aparelho de combustão sempre que for se ausentar de forma prolongada.
• Jamais instalar esquentador na casa-de-banho.
• Jamais utilizar braseiras ou grelhadores a carvão em recintos fechados.
• Manter limpas as chaminés e quaisquer saídas de fumaça.
• Manter sempre abertas as saídas de ar e ventilar os locais mais usados da casa.
Queimaduras
Um outro cenário de acidente está relacionado com queimaduras. A preparação de bebidas quentes pode representar algum perigo, assim como a utilização de lareiras e aquecedores. Por isso tenha sempre em atenção:
Queimaduras
Um outro cenário de acidente está relacionado com queimaduras. A preparação de bebidas quentes pode representar algum perigo, assim como a utilização de lareiras e aquecedores. Por isso tenha sempre em atenção:
• O chá, café e outras bebidas quentes, quando demasiado aquecidas podem provocar queimaduras graves.
• Ao utilizar o microondas para aquecer bebidas, saiba que o líquido pode estar muito quente, embora o recipiente se apresente frio.
• Coloque proteções nas lareiras e outras fontes de calor, especialmente se houver crianças na casa.
• Verifique sempre a temperatura da água do banho.
• Nunca coloque a roupa para secar em cima dos aquecedores, pois poderá provocar um incêndio.
• Ao acender a lareira, evite combustíveis líquidos. Estes propiciam inúmeros e graves acidentes. Se os utilizar, siga rigorosamente as instruções de uso. Jamais reacenda a chama ou brasas com combustíveis deste tipo. Após a sua utilização feche muito bem a garrafa e mantenha-a fora do alcance das crianças, ou de um local que possa levar alguém a confundir o produto.
• Nunca use gasolina ou álcool como combustível.
Cuidados fora de casa
Além destes cuidados a ter em casa, nunca é demais chamar a atenção para alguns perigos na rua. Deste modo, tenha atenção:
Cuidados fora de casa
Além destes cuidados a ter em casa, nunca é demais chamar a atenção para alguns perigos na rua. Deste modo, tenha atenção:
• Na rua, use sempre calçado antiderrapante, sobretudo em tempo de chuva ou neve, para evitar quedas.
• Se conduzir, tenha muita atenção ao piso molhado e à visibilidade reduzida, que aumentam significativamente o risco de acidente.
• Não deixe a sua segurança em mãos alheias e não confie demais na sorte. Os acidentes acontecem, muitas vezes, porque fomos desatentos perante os avisos de perigo.