terça-feira, 29 de maio de 2007

 

Cão vai compor equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Fortaleza - CE

Foto: Lia de Paula


Hoje, a brincalhona Farra, cadela da raça labrador, será incorporada pelos Bombeiros do Ceará. Ela auxiliará em atividades de busca, resgate e salvamento. O cão agregará agilidade à ação dos Bombeiros, para salvar vidas.


O projeto Cães que Salvam inclui também a formação de quatro oficiais do Corpo de Bombeiros em adestramento de cães para este fim. Dois concluíram o curso em Santa Catarina, enquanto outros dois estão no Rio de Janeiro e devem concluir o curso em julho. Em Fortaleza, já existem dois filhotes, também da raça Labrador, para serem adestrados, trabalho que terá início semana que vem, conforme o tenente José Alexandre da Silva Júnior.


O Tenente Alexandre e o Sub Tenente Antonio foram os representantes do Ceará que concluíram, no dia 19 deste mês, no município de Xanxerê-SC o curso de cinotécnico, oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.


Veja a matéria completa sobre o serviço de cães no Ceará pelo link:

http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/698899.html

quinta-feira, 24 de maio de 2007

 

Teste seletivo - Bombeiros de Nova York são processados por racismo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos vai processar o Corpo de Bombeiros de Nova York por racismo. Segundo a acusação, os bombeiros fizeram testes nos candidatos, de 1999 a 2002, para poder separar negros e hispânicos dos candidatos norte-americanos. As informações são do site Findlaw.
A ação faz parte do movimento da Justiça norte-americana de processar órgãos públicos por discriminação de minorias em processos seletivos.
O caso dos bombeiros ganhou repercussão política. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, declarou que já tinha pedido pessoalmente ao secretário de Justiça dos Estados Unidos, Alberto Gonzáles, para não levar em frente o processo.
As pesquisas prévias que embasaram a ação revelam que de 11 mil bombeiros em Nova York, apenas 3% são negros e 4,5% hispânicos. Já no Departamento de Polícia de Nova York, 16,3% são negros e 25,3% hispânicos.
Revista Consultor Jurídico, 23 de maio de 2007

terça-feira, 22 de maio de 2007

 

Formatura do curso de formação de cinotécnicos em Xanxerê



Neste último sábado, na cidade de Xanxerê-SC, aconteceu a formatura da primeira turma de cinotécnicos formada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Os 23 alunos que iniciaram o curso no dia 07 de maio, após 13 dias, foram aprovados, e estão aptos a utilizar as técnicas K-SAR de Busca e Resgate com Cães.

A partir de agora, os novos cinotécnicos terão a missão de preparar seus cães para em um futuro bem próximo estarem aptos a atuar nas ocorrências de busca rural, soterramentos, desabamentos e inclusive localização de corpos submersos.

A intenção do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é que exista vários cães prontos para atuar nessas ocorrências em diversos pontos do Estado, descentralizando a atividade. Se por ventura venha a acontecer um evento que requera maior efetivo, todos podem ser chamados a atuar em conjunto.

Os cães preparados para as buscas e resgate ainda podem atuar em atividades de cinoterapia. Na cidade de Chapecó-SC e Xanxerê-SC esta atividade foi implantada nas APAES, como experiência, e vem apresentando ótimos resultados.

Monitorados por psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e fisioterapeutas, os cães auxiliaram no progresso de muitas pessoas portadoras de deficiências.

A equipe da APAE de Chapecó pretende divulgar até o final deste ano um relatório sobre os benefícios da cinotecnia.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

 

Cinotecnia - oitavo dia de curso










Após a corrida matinal, os alunos do curso de cinotecnia reornaram à sala de aula, onde foram repassados conhecimentos acerca do uso dos cães nas perícias de incêndio e sobre desastres urbanos.



Em seguida os alunos e os cães foram testados na pista de escombros, que nada mais é que um local que simula vítimas de uma edificação colapsada. Um exemplo desse tipo de ocorrência foi o desabamento do edifício dos correios no município de Içara - SC.



Os alunos são colocados sobre os escombros onde os cães, para encontrá-los, não conseguem utilizar nenhum outro sentido além do olfato.



Para encerrar o dia, os alunos e seus cães foram fazer exercícios na pista de obstáculos. Este tipo de pista simula obstáculos que os cães podem encontrar em situações de ocorrências reais, como pontes, túneis e tábuas soltas, fazendo com que o cão perca seus medos e fique mais confiante.Tudo se encerrou com uma caminhada pela mata com os cães, exercício que introduz os animais no ambiente rural
Um dos destaques das figurações (pessoa que simula vítima) foi o Cabo "Lype" do Corpo de Bombeiros do Paraná que além disso ainda se mostrou um grande companheiro dos Bombeiros de Araranguá. Dá-lhe Cabo!!!!

domingo, 13 de maio de 2007

 

Resumo da primeira semana do Curso de Cinotecnia - Xanxerê-SC






A primeira semana do curso de formação de cinotécnicos na cidade de Xanxerê - SC foi marcada por muito frio já em seus primeiros dias, deixando os participantes dos Estados do Pará e Ceará preocupados.






Durante toda a primeira semana as manhãs iniciaram às 06h com a alvorada, e já às 07h educação física tanto para os homens quanto para os cães. Após, um café reforçado e as aulas iniciam. Teoria e prática com horário para iniciar, mas sem previsão para terminar.


Já foram iniciadas as aulas de Obediência Canina, Indicação Rural, Indicação Urbana, Figuração, Anatomia e Fisiologia Canina, e terminamos com soterramento, onde fomos "enterrados vivos" literalmente.


O curso, que tem previsão de término para o próximo sábado dia 19, além dos alunos de vários municípios de Santa Catarina, conta ainda com participantes dos estados do Paraná, Pará, Ceará e São Paulo cujos representates estiveram presentes nas buscas do desabamento do viaduto e visam aperfeiçoar as técnicas de buscas em escombros neste curso que é o primeiro no Brasil utilizando a técnica K-SAR .

segunda-feira, 7 de maio de 2007

 

Equipe de Araranguá iniciou hoje o Curso de Cinotecnia

Com o intúito de iniciar as atividades de Busca e Resgate com Cães na região sul de Santa Catarina, três integrantes do Corpo de Bombeiros de Araranguá iniciaram hoje pela manhã o treinamento de cinotecnia no Centro de Treinamento de Busca e Resgate com Cães da cidade de Xanxerê-SC.
Até o dia 19 de maio os soldados Sebastião, Rafael e Borges, acompanhados da cadela "Maya" da raça labrador, passarão por diversos treinamentos e avaliações, visando a preparação de cães para comporem a primeira equipe desta modalidade no sul de nosso Estado.
Neste primeiro dia, foram ministradas matérias sobre resgate em estruturas colapsadas e figuração no treinamento com cães.
No último sábado, a labradora "Maya" sofreu um acidente, e hoje esteve no Hospital Veterinário da UNOESC realizando exames e radiografias, que apontaram uma luxação em suas costelas. Ela permanecerá fora das atividades que requerem maior eforço até nova avaliação.
Assim que tivermos fotos elas serão postadas no blog.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?