quarta-feira, 11 de abril de 2007

 

SAIBA COMO AGIR EM CASO DE VENDAVAIS


Os vendavais são perturbações marcantes no estado normal da atmosfera, através dos deslocamentos violentos de massas de ar de uma área de alta pressão, para outra de baixa pressão.


Os vendavais, também chamados de ventos muito duros, podem ter velocidades que variam entre 88 a 102 km/h, e correspondem ao número 10 na escala de Beaufort, que mede a potência dos ventos, indo de 1 a 12. Os ventos com velocidades maiores recebem denominações específicas: 103 a 119 km/h ciclone extratropical; acima de 120 km/h ciclone tropical ou furacão/tufão.


Normalmente os vendavais são acompanhados de precipitações hídricas intensas e concentradas, que caracterizam as tempestades. O superaquecimento local, ao provocar a formação de grandes cumulunimbus isolados (nuvens formadas a partir de ascenção de ar quente), gera correntes de deslocamentos horizontal e vertical de grande violência e de elevado poder destruidor.



As tempestades relacionadas com a formação de cumulunimbus são normalmente acompanhadas de grande quantidade de raios e trovões. Os danos causados pelos vendavais ou tempestades são diversos e podem ter como consequência, além de prejuízos materiais, lesões físicas ou perda de vida.



Os vendavais ocorrem em qualquer parte da terra e em qualquer país. No Brasil, são mais freqüentes nos Estados da região sul.



1- O que a prefeitura de sua cidade pode fazer?













2 - O que eu posso fazer antes da ocorrência do vendaval?











3 – O que fazer depois da ocorrência do vendaval?












Créditos: Texto extraído da página do CBMSC, adaptado da página da Defesa Civil


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?