quarta-feira, 11 de abril de 2007
SAIBA COMO AGIR EM CASO DE VENDAVAIS
Normalmente os vendavais são acompanhados de precipitações hídricas intensas e concentradas, que caracterizam as tempestades. O superaquecimento local, ao provocar a formação de grandes cumulunimbus isolados (nuvens formadas a partir de ascenção de ar quente), gera correntes de deslocamentos horizontal e vertical de grande violência e de elevado poder destruidor.
As tempestades relacionadas com a formação de cumulunimbus são normalmente acompanhadas de grande quantidade de raios e trovões. Os danos causados pelos vendavais ou tempestades são diversos e podem ter como consequência, além de prejuízos materiais, lesões físicas ou perda de vida.
Os vendavais ocorrem em qualquer parte da terra e em qualquer país. No Brasil, são mais freqüentes nos Estados da região sul.
1- O que a prefeitura de sua cidade pode fazer?
- Elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, onde serão identificadas as áreas de risco e estabelecidas as regras de assentamento da população. Pela Constituição Federal (art.182), esse Plano é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes;
- fiscalizar os projetos e as construções; aplicar multas, quando o morador não atender as recomendações da Prefeitura;
- elaborar orientações para a construção; indicar quais as técnicas seguras para a construção, com base no conhecimento da velocidade e época dos vendavais já ocorridos, especialmente os de grande cobertura e de estrutura metálica, tais como: postos de gasolina, galpões, silos, armazéns, escolas, depósitos, e outros;
- como a maioria das residências de família de baixa renda não oferecem segurança, a Defesa Civil poderá orientar como reforçar os telhados; Cortar árvores ou deslocar postes de luz que possam cair sobre sua casa;
- Avisar, alertar sobre as condições climáticas, e da possibilidade de vendaval, orientando sobre os cuidados a serem tomados pela população.
2 - O que eu posso fazer antes da ocorrência do vendaval?
- Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;
- desligue os aparelhos elétricos e o gás;
- coloque no chão todos os objetos que possam cair;
- se possível, não saia de casa.
3 – O que fazer depois da ocorrência do vendaval?
- Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias;
- ajude seus vizinhos que foram atingidos;
- evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas;
- avise o Corpo de Bombeiros Militar ou a a Defesa Civil Municipal sobre estes perigos;
- procure não utilizar serviços hospitalares e de comunicações, a não ser que necessite realmente. Deixe estes serviços para os casos de emergência.
Créditos: Texto extraído da página do CBMSC, adaptado da página da Defesa Civil